PREVIDÊNCIA

Tranquilidade no Futuro!

Tranquilidade no futuro!

O prazeroso aumento da longevidade torna imperativo nossa preparação com hábitos saudáveis e planejamento financeiro para aproveitarmos com saúde e conforto as nossas próximas etapas da vida! Além de sua importância para o planejamento da aposentadoria, os planos de previdência privada também contribuem para o alcance de projetos futuros, como a educação de filhos, provisões para o pagamento da faculdade ou aquela sonhada viagem!

Vejamos algumas boas características da Previdência como investimento financeiro:

– Diferentemente dos tradicionais fundos de investimento, na Previdência Privada não há o efeito come cotas, que é a provisão de impostos incidentes nos Fundos. Assim, você rentabiliza todo o saldo e seus aportes, até o momento do saque, o que aumenta sua capacidade de acúmulo de rendimentos.

– Também temos o benefício do abatimento fiscal das contribuições, até o limite de 12% de sua renda bruta anual, para quem se utiliza do formulário completo para declarar o Imposto de Renda (IR)

– Permite a adoção de múltiplas estratégias de investimentos, alocando nas diferentes características de fundos, de acordo com seu perfil de investidor.

– Seguindo regras básicas de carências, os saques são permitidos de acordo com suas necessidades.

Se você já possui um Plano de Previdência, conheça a Portabilidade:

– Portas abertas para receber seu Plano de Previdência atual e trazê-lo para melhores resultados e melhor assistência!

– Se você está num Fundo de Previdência que não acompanha satisfatoriamente os resultados médios do mercado, saiba que o efeito é muito relevante no impacto do saldo que você terá, quando do momento de sua aposentadoria.

– A transferência da Previdência entre instituições preserva todo o prazo de aplicação já decorrido desde o início do investimento.

– Não há incidência de tributação sobre os valores migrados do Plano de Previdência anterior para o Plano de Previdência atual.

– No momento da portabilidade, é permitida a troca da tabela de retenção do imposto de renda da progressiva para a regressiva. Não é permitida a alteração de regressiva para progressiva!

Cuidando bem das suas reservas!
Não precisa ficar com apenas um fundo de investimento em Previdência Privada!
É prática saudável fazermos a alocação em diferentes estratégias de investimento, respeitando, sempre, o perfil de investidor.
Assim, os aportes podem ser distribuídos em fundos com as seguintes denominações:

Não possui Plano de Previdência? Veja as definições iniciais para seu Plano de Previdência:

1) Inicialmente, escolha sua modalidade de investimento: PGBL ou VGBL?

PGBL

O PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre, é adequado ao cliente que faz a declaração completa do imposto de renda. As aplicações feitas em PGBL são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual. É importante notar que no momento do resgate, o imposto de renda incide sobre o total do valor resgatado.

VGBL

O VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre, é destinado ao cliente que faz a declaração simplificada de imposto de renda, ou que deseja investir valores superiores aos 12% da renda bruta anual, dado que as contribuições em VGBL não são dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda. Todavia, quando ocorre o resgate no VGBL, a incidência de imposto de renda é incidente somente sobre os rendimentos auferidos.

2) Agora escolha a tributação: Tabela Progressiva ou Tabela Regressiva?

Tabela Progressiva

Na Tabela Progressiva, o valor da alíquota do imposto de renda aumenta de acordo com o valor que resgatar. A alíquota é de 15% no momento do resgate, com ajuste posterior na declaração anual de IR.

Tabela Regressiva

Na Tabela Regressiva, quanto mais tempo seus aportes ficarem investidos, menos imposto será pago. As alíquotas de IR diminuem com o tempo, começando em 35% até chegar em 10% após 10 anos. Os primeiros valores resgatados serão sempre os primeiros investidos.

3) Defina o valor a ser investido!

Definição de investimento

Aqui entra o desafio da disciplina e comprometimento com o seu futuro!

O estilo de vida é uma escolha pessoal, e determinará o montante de recursos financeiros necessários para manter esse estilo de vida, seja na vida ativa, seja na aposentadoria.
Para tanto, é necessária a definição de premissas pessoais e cálculos:
- Qual o montante de orçamento necessário para bancar a aposentadoria?
- Qual a estimativa do prazo de duração da aposentadoria?
- Qual será a taxa de juros que no futuro vai rentabilizar o patrimônio disponível?
É necessária a definição do valor a ser investido mensalmente em seu Plano de Previdência, e, eventualmente, poderão ser feitos depósitos esporádicos (aportes) para contribuir com sua acumulação de reservas.